Resolvi ser minimalista??

Vamos começar pelo básico. Pelo meu guarda - roupas. Já falei aqui sobre querer descobrir o meu estilo, sobre jogar fora/doar as roupas que não me serve mais e que estão desgastadas, mas nunca coloquei em pratica e é uma coisa que venho pensando em fazer há tempos.

Então hoje vós falo que eu enfim organizei meu guarda - roupas. Antes eu ocupava 4 espaços dele, agora somente 2 gavetas e 1 prateleira, reduziu bastante e está tudo mais organizado e de fácil acesso. Confesso que foi bem mais simples do que achei que seria.

Não sou muito de sair ( pelo menos aqui onde moro ) então tenho pouquíssimas peças. E minha classificação sempre acabava sendo em "roupas de casa" e "roupas casuais de passeio"... que se resumem praticamente a shorts jeans e camisetas, por causa do calor daqui. 


Como estou iniciando agora essa vibe de descobrir o estilo que mais me agrada, achei legal começar logo pra já ir tentando me adaptar; e como não vou ter condições de comprar nada por enquanto, usar o que já tenho é o que vai ser. Daí quando eu for pensar em compras algo já vou ter na minha mente o que eu realmente vou precisar. 


Organizei blusas, shorts, pijamas, leggins, vestidos, cintos, biquínis e roupa intima.

  • Dividi as blusas em duas categorias "de ficar em casa" e "as melhorzinhas" dentre elas, nas cores preto, branco, marrom, verde, cinza e ( uma estampada que não consegui me desfazer ).
  • Os shorts não dividi por categorias porque dá pra saber com facilidade. Antes era dividido em três colunas de tanto que eu tinha. Agora se resumiu a uma coluna com os que realmente uso e ficou bem mais organizadinho.
  • Dos pijamas sobrou 9 que ainda me identifico. Acho essa quantidade grande ainda, mas isso a gente vai vendo com o tempo.
  • De 5 leggins que eu tinha deixei somente duas pretas.
  • Vestidos só tenho 2, um de ficar em casa e o outro de sair ( a unica peça mais "elegante" que tenho ).
  • Cintos, tenho somente dois por enquanto.Biquínis separei três, mas é uma peça que pretendo mudar porque os que tenho são bem chamativos e não to curtindo mais.
  • Peças intimas não tenho muitas, somente o essencial. 8 calcinhas ( três extras para aqueles dias ) e 8 sutiãs.


A minha paleta de cores não foi muito difícil de identificar. Sempre usei muito preto, só que as outras cores foram se manifestando com o tempo. E essas são as cores que eu quero no meu guarda roupa. Sem descartar os tecidos com estampas florais com fundo branco ou preto, formas geométricas e listras. 


Dentre as peças que mais me identifico são regatas, camisas, manga 3/4, vestidos soltinhos, calça skinny, shorts jeans. Não direi que meu gosto continuará igual porque isso eu não posso garantir, afinal estou em fase de mudança e se eu tiver que provar algo pra saber se eu me identifico com aquele estilo de peça, eu vou provar.

Associa-se o minimalismo a tudo aquilo que tenha sido reduzido ao essencial. O minimalismo também se reflete numa filosofia ou forma de vida que propõe dedicar-se àquilo que realmente importa e descartar tudo quanto é desnecessário como meio para alcançar a realização (plenitude) pessoal.

Não vou entrar em detalhes sobre calçados porque o post já está enorme, mas espero que eu consiga continuar trazendo esse tipo de post. Desejem - me sorte.

11 Comentários

Rhayanna Santana disse...

a-d-o-r-e-i!!!!

que bom que você finalmente se decidiu!
queria muito ter feito um post igual esse seu SÓ QUE na empolgação em separar as coisas acabou que nem tirei fotos e muito menos contei as coisas. Kkkk. Mas tinha tipo umas 15 calças e agora só tenho 5.
Foi muita coisa mesmo separada para doação!
Traga logo seu post sobre sapatos para nós vermos!

Boa sorte na sua jornada minimalista!
Estarei sempre por aqui acompanhando!

Um beijo!

lucas disse...

Olá,NNT! Tudo bom? Que saudade de aparecer aqui! Sim eu inclusive tinha comentado nessa postagem e é sempre bom estar tirando roupas que nós não usamos não é mesmo? EU mesmo estou separando umas roupas pra dar pro meu primo porque tem umas que nem serve e outras que não uso mesmo... Interessante da forma que você separou né? Fora as paletas de cores,eu costumo organizar pelas que eu uso em casa e as que vou sair.. Beijos ♥

| reckless |

Aline Amorim disse...

Boa sorte em continuar a mudar e ter somente o necessário.
Eu tenho um pouco de dificuldade em me desfazer de algumas coisas, mesmo eu não usando.
Beijos, Aline
Verso Aleatório

Fernanda Salles - Cotidiano Alternativo disse...

Bom dia!

Um estilo minimalista é sempre bonito, acho que nossas roupas devem parecer, pelo modo como você as descreveu. Eu costumo ganhar bastante roupa, então geralmente não tenho um estilo bem definido não.
Este tipo de post é bem legal, então que continue fazendo, boa sorte ^^
Beijo.

-Lunii † disse...

Oie, tudo bom?
Eu não acho que o estilo minimalista combina comigo, eu não sei explicar. Mas eu gosto desse ambiente, eu gosto das minhas roupas e até mesmo consigo me organizar melhor.
Não sei se posso viver em um guarda roupa em que só tem uma paleta kdfndjfnsdfd.
Acho muito bacana quem consegue fazer isso, mas não acho que seja algo pra mim.

Sessão Proibida †

Isadora disse...

Oi, Nathy!
Esta aí uma coisa que também estou precisando fazer, reorganizar meu guarda-roupa e adaptar para o meu estilo. Achei legal a ideia de realmente se organizar seguindo uma paleta e um determinado tipo de estampas etc.
O minimalismo é um estilo muito legal, e nos ajuda a organizar não só as roupas, mas também a vida.
Enfim, adorei o post! Como você pediu, sorte pra seguir com esse estilo e coragem pra resistir a tentações haha'

Beijos!

Camila Faria disse...

Bom demais fazer isso, né? Parece que quando a gente organiza o armário e se desfaz de tudo que não usamos mais, liberamos uma energia boa. Estou no mesmo processo por aqui!

Boa sorte! :*

Lorraine disse...

Eu bem que queria separar todas as minhas roupas, ver a quantidade exata do que tenho e do que preciso, e me organizar para um armario capsula.. mas cadê a coragem???

e boa sorteee!!!

Magda Carvalho disse...

Gosto dessa organização.
http://retromaggie.blogspot.pt/

Mari disse...

N-e-c-e-s-s-i-t-o! Quanto você quer para fazer isso no meu armário?! Todas as vezes que começo limpeza acabo ficando na dúvida em umas 339229392² peças e no final, essas sempre acabam voltando para o armário, e adivinha se eu já usei alguma delas depois que guardei de volta nele?! haha nao! mas não sei porque, não consigo me desfazer de metade das roupas inuteis ou velhas rasgadas do guarda-roupas! queria muitooo fazer isso, meu armário tem 3 portas, e eu queria tanto reduzir pra 2, mas ta dificil! ainda mais que aqui o tempo muda da agua pro vinho e eu tenho eventos desde shorts e regada até gala no mesmo mês... que inveja da sua praticidade! queria tanto!! me empresa essa força!!!

bla disse...

Post enorme?? Isso que eu chamo de minimalismo hahaha. Achei que você mandou super bem no guarda-roupas! Se fosse minha aluna, teria tirado um 10! Acho que a única diferença entre nós é no quesito roupas íntimas: naqueles dias eu uso coleto menstrual, então não sujo minha calcinha e posso usá-la durante todos os dias do ciclo. Sim, isso aí, a mesma peça (geralmente uso uma de "redinha", lavo ela no banho, deixo secar a noite - durmo sem, com confiança, e recoloco no dia seguinte). Além disso, tenho 3 sutiãs: um de bojo com alças que saem, então posso deixá-lo como alça nadador (básico, para o trabalho: boa estrutura e discrição), um com bojo mas de rendinha, para usar nos findes (quando ele aparece fica charmoso, além de ter aquele toque mais sexy-classudo) e um sem bojo de rendinha rosa pink (os outros dois são pretos e lisos), porque é super confortável para ficar numa boa perto da família e dos amigos sem ficar vulgar. No mais, odeio calça jeans, então só tenho uma porque "nenhuma" faz falta. Tenho alguns vestidos, mas mais do que gostaria (dois de "festa", dois para trabalhar e um branco para viajar para a praia, passar o ano novo etc).
Sapatos são um departamento em constante metamorfose. Hoje tenho alguns pares que queria não ter, mas ainda não criei coragem para me desfazer (duas botas de cano longo, coisa que não gosto tanto quanto um dia achei que gostaria...).
Ainda assim, tenho coisas demais, e ao mesmo tempo, por ser absurdamente preguiçosa e só lavar roupa a cada duas semanas (passar camisas só um vez a cada 5 luas cheias e olhe lá).
Estou numa nova etapa e ainda não dei o passo fundamental de realmente botar fora algumas peças que eu sei que posso ficar sem.
Por fim, adorei a definição de minimalismo no final do post. É isso! Meu comentário já vai mais cumprido que seu post rs.
Besos e volte sempre lá no blog, é super bem vinda!!
Tate

Postar um comentário

Sinto-me extremamente grata por tirar um tempinho do seu dia, para me alegrar com seu comentário. Sua opinião a mim é muito importante. (Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita.) Gratidão.